Vem comigo jovem! Hoje vamos falar dele, que infelizmente deixou esse mundo no dia 25 agora, no natal, George Michael! (✪ 25/06/1963 – † 25/12/2016)
Sabe uma coisa que me entristece muito? É me deparar com pessoas jovens e ver que nomes fortes da música não estão mais atravessando gerações. Muitos nem sabiam quem era George Michael, pelo menos aqui no Brasil. É uma pena que outros valores tão supérfluos estejam tomando lugar da música boa.
Nasceu no dia 25 de junho de 1963, em Londres, Inglaterra. Filho de um imigrante cipriota e uma dançarina, estudou música e foi envolvido com essa arte desde moleque.
Em 1981, junto com Andrew Ridgeley, seu amigo da Bushey Meads School, formou a dupla “Wham!” e lançou muitos sucessos como “Wham Rap”, “Young Guns (Go For It)”, “Wake Me Up Before You Go-Go” e “Everything She Wants”.
Em 1984, George lançou seu primeiro single solo, “Careless Whisper”, que foi um grande destaque nos anos 80.
Em 1986 a dupla decidiu se separar. No ano seguinte, George gravou em parceria com Aretha Franklin o disco “I Knew You Were Waiting”, que foi sucesso!
Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Faith”. O disco vendeu mais de 15 milhões de cópias, ganhou o “Grammy de Melhor Álbum, dois prêmios “Ivor Novello” e três prêmios “American Music Awards”.
O segundo disco de estúdio “Listen Without Prejudice: Vol. 1”, foi lançado em 1990, com ritmos africanos e jazz. Muito legal!
Nessa época, o cantor se recusou a dar entrevistas e aparecer em clipes, entrando com um processo contra a Sony. Ele alegava que a gravadora estava escravizando ele profissionalmente.
O processo se resolveu em 93 e ele perdeu. Nesse mesmo ano, se apresentou no Estádio de Wembley acompanhando o grupo Queen, no tributo ao cantor Freddie Mercury.
Em 1996, George Michael voltou com o lançamento do disco “Older”, quando compôs, dirigiu e produziu. O trabalho foi sucesso, ganhou vários discos de ouro e platina, em 34 países. Dois anos depois, lançou “Ladies and Gentlemen: The Best of George Michael”, que durante dois meses ficou na lista dos mais vendidos e recebeu oito discos de platina.
Em 2002 atacou Tony Blair e George W. Bush, no início da guerra no Iraque, no compacto Shoot the Dog. Os jornais de propriedade de Rupert Murdoch começaram uma campanha pra depreciar o cantor.
Depois de lançar o álbum “Patience” em 2004, George Michael falou que a partir daquele momento, iria divulgar suas músicas só na internet. No ano seguinte anunciou seu casamento com o companheiro Kenny Goss com quem teve uma relação problemática por 15 anos.
Em 2006 fez uma turnê comemorativa dos 25 anos de carreira, em seguida lançou a coletânea “Twenty Five”. Lançou seu documentário também.
Vamos para as partes polêmicas. Em 2010 foi preso 8 semanas por ter provocado um acidente de carro. Estava sob efeito de maconha. Em 2011 adiou muitos compromissos por que estava com uma pneumonia forte que quase o levou à morte.
Em 2014, lançou o álbum “Symphonica”. Em 2015 foi internado em uma clínica na Suíça para se livrar das drogas.
E nos últimos anos, com essa luta contra as drogas, ele veio a falecer. A nota oficial diz que ele morreu de insuficiência cardíaca, outras fontes falam da possibilidade de overdose.
Deixe um comentário | Leave a comment