Vem comigo jovem! Hoje vamos falar de B. B. King! (✪ 16/09/1925 – † 14/05/2015)
B.B. King nasceu no dia 16 de setembro de 1925, e é um dos principais representantes do blues. Se tem o Elvis que é o rei do Rock, esse aqui é o Rei do Blues!
B.B. King nasceu em Itta Bena, Mississipi, Estados Unidos. Com 9 anos já participava das colheitas de algodão para ajudar no sustento de sua família. Com certeza conheceu de perto a miséria e o racismo. Há relatos do próprio B. B. King, de que na segunda guerra mundial, quando ele serviu ao exército, seus compatriotas preferiam sentar ao lado dos prisioneiros alemães do que ao seu lado.
Em 1940 comprou seu primeiro violão e aprendeu tudo por sua conta. Era primo do guitarrista Bukka White que foi seu primeiro mentor.
Já com 22 anos, mudou-se para Memphis, onde começou a tocar nas ruas em troca de um troquinho. Dois anos depois trabalhou de DJ em uma rádio, dá pra acreditar?
Em 1950 lançou seu primeiro sucesso “Three o’clock blues” e se apresentava em pequenos lugares. Sua fama foi crescendo e começou a fazer turnês, tanto é que em 1956 realizou 342 apresentações.
Nos anos 50, aconteceu um episódio muito curioso de quando ele tocava em um bar, em Arkansas. Teve um homem que acabou colocando fogo no local por causa de uma discussão com a mulher, e num ato heróico, B. B. King enfrentou as chamas e pegou sua guitarra a qual deu o nome de Lucille, que foi a mulher que provou toda essa bagunça!
Mas teve um ano em que o blues era repudiado pelos adolescentes negros, por representar a trilha sonora do tempo da escravidão, e nesse tempo B. B. King era venerado pelos roqueiros, e em 1969 foi escolhido para a abertura de 18 shows dos Rolling Stones.
Esse cara criou um estilo próprio e dizia que conseguia fazer uma nota valer por mil. E ele não estava errado! Seu estilo influenciou guitarristas como Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan e George Harrison. Tá bom pra você? Foi considerado para o blues o mesmo que Louis Armstrong foi para o jazz e Ray Charles para a soul music.
Ao longo de sua carreira recebeu 16 Grammy e gravou mais de 50 discos, e colecionou hits!
E a vida amorosa? B. B. King casou duas vezes e teve quinze filhos com quinze mulheres.
Em suas últimas apresentações tocava sentado por causa de problemas de saúde. Ele teve diabetes e conviveu com a doença por mais de vinte anos. Infelizmente, em 2015, veio a falecer em Las Vegas.
Mas antes de fechar essa biografia, diante de alguns feitos de sua carreira, teve algumas passagens pela TV, mas tem uma que eu particularmente gosto muito, que foi em um dos episódios de “The Fresh Prince Of Bel Air” ou pra nós brasileiros “Um Maluco no Pedaço”. Confira no vídeo.
Deixe um comentário | Leave a comment