Hoje vamos falar de Renato Russo! (✪ 27/03/1960 – † 11/10/1996)
Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo nasceu no dia 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. E ele foi um dos responsáveis por espalhar, infectar as pessoas com o rock dos anos 80!
Letrista igual esse é difícil encontrar hoje em dia. Alguns podem até não gostar, falar que tinha muitas músicas depressivas, mas vocês precisam reconhecer que ele foi um ícone do rock, e elevou o nível cultural do gênero com suas letras fantásticas!
Era filho de um funcionário público e viveu dois anos nos EUA por conta de uma transferência profissional de seu pai. E o que ele absorveu de influência da gringagem neném, foi essencial em sua carreira.
Em sua adolescência e já no Brasil, Renato formou a banda Aborto Elétrico. A banda tinha uma pegada punk e Renato, cara inteligente que era absorveu novos conhecimentos do gênero.
Mais pra frente sim, juntou-se com Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães (vulgo Paulista) formando uma das principais bandas brasileiras de rock de todos os tempos.
Mas é claro que essa não foi a única formação. No ano de 1983, Dado Villa-Lobos assume a guitarra e aí sim, essa é a formação que a galera mais conhece.
Renato Rocha, o ‘Negrete’ entra para a Legião como baixista, pouco antes da gravação do primeiro disco, mas já depois de a banda ter feito os célebres shows no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e no Napalm em São Paulo.
Os caras fizeram tanta diferença no cenário musical que entre as músicas mais tocadas nas rádios e na televisão, a Legião Urbana sempre estava nas primeiras posições.
Entre os álbuns mais importantes da banda estão: “Legião Urbana – Dois” (1986) e “Quatro Estações”(1989).
Entre as músicas de maior sucesso estão: “Será” (1985), “Eduardo e Mônica” (1986), “Que País é Esse” (1987), “Pais e Filhos” (1989).
Em 1993, depois de muitos anos à frente da Legião, Renato inicia sua carreira solo.
Lançou o álbum The Stonewall Celebration Concert (1994). Cosiderado um disco de ‘militante’. O nome é referência ao bar nova-iorquino onde, em 1969, gays se rebelaram contra a ação política. O álbum também é uma homenagem ao seu ex-namorado, que tinha acabado de morrer, Scott.
No ano seguinte lançou “Equilíbrio Distante (1995), interpretando canções italianas. Renato gostava muito pois ele tinha uma descendência de Italiano e segundo o próprio Renato, o trabalho era uma homenagem à sua família.
Renato morreu em 1996 com apenas 36 anos por broncopneumonia, infecção urinária, e outras coisas mais. Tudo consequência da AIDS que já estava num estágio avançado. Ele descobriu a doença em 1989, mas nunca assumiu publicamente.
E antes de terminar essa biografia, vou deixar aquela curiosidade marotinha pra vocês. Aliás, algumas.
Vamos para elas! Você sabia que Renato Russo também foi professor de inglês.
Renato Russo escreveu a música Índios após ter cortado os pulsos numa tentativa de suicídio
Depois de um show muito conturbado onde houve pancadaria e muitos feridos, Renato prometeu nunca mais fazer um show em Brasília, e foi o que aconteceu. Alguns fãs colocaram frases nos muros da cidade “Legião, não volte mais!” e não voltou mesmo.
Se conhece mais alguém que gosta desse artista, compartilhe esse post. Aproveite também para se inscrever no nosso canal do Youtube – https://www.youtube.com/c/aprendendocomotio
Um abraço do tio!
Deixe um comentário | Leave a comment