Hoje estamos falando do vocalista do The Doors. Jim Morrison! (✪ 08/12/1943 – † 03/07/1971)
Nasceu em 1943 em Melbourne, Flórida, Estados Unidos. George e Clara, seus pais eram funcionários da Marinha Americana e por isso ele morou em muitos estados do país. Ele começou a escrever poesias na sua adolescência. Se graduou em 61 na George Washington High School e em 64 ingressou no curso de cinema na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).
Em 65, depois que ele se formou, se juntou com Ray Manzarek e iniciou o The Doors que inclusive esse nome foi inspirado no livro The Doors os Perception. No mesmo ano a formação era: Morrison (voz), Manzarek (teclado), Krieger (guitarra) e Densmore (bateria). Começaram tocar e Morrison conheceu Pamela Courson. Eles começaram um relacionamento conturbado, cheio de sexo, drogas e traições.
Em 1966 o grupo passou a tocar no clube Whisky a Go Go e o presidente da Elektra Recordes os viu e os contratou.
Jim Morrison tinha muitos problemas com a bebida e várias vezes estava bêbado durante as gravações. Lançaram o “The Doors” o primeiro CD em 67. O disco é cheio de músicas autorais do Morrison, inclusive o drama musical “The End” que tem duração de 11 minutos.
O primeiro single foi o “Break On Through”, e foi dirigido por Morrison e Manzarek. Mas o sucesso veio mesmo quando lançaram o segundo single “Light My Fire”. A banda tornou-se um grande sucesso e com performances polêmicas se destacaram como um símbolo da contracultura norte-americana.
No segundo disco “Strange Days” estavam as músicass clássicas: “Peaple Are Strange” e “Love Me Two Times”.
Jim Morrison, com suas apresentações escandalosas conquistou os adolescentes e em suas apresentações ao ar livre, ocorreram situações descontroladas entre os fãs e a polícia, era coisa de louco
Pra você ter uma idéia, na adolescência ele já tinha sido preso por roubar o cassetete e capacete de um policial.
O terceiro disco do grupo “Waiting for the Sun” foi o primeiro e único disco a chegar ao primeiro lugar na Billboard 200. O single “Hello, I Love You” atingiu o primeiro lugar no Billboard Hot 100 e a música “The Unknown Soldier” foi banida das rádios por ter uma letra bastante controversa.
O grupo iniciou uma turnê pela Europa e em Amsterdã, Morrison estava alterado por conta das drogas e não teve condições de comparecer no show.
Em março de 69, durante um concerto no Dinners Key Auditorium, em Miami, depois de atitudes obscenas foi preso e muitos shows foram cancelados. Isso foi no mesmo ano que as gravações de “The Soft Parade” foi enrolando, enrolando… tudo isso por conta do estado físico e mental de Morrison.
O grupo lançou ainda: “Morrison Hotel” (1970) e “L.A. Woman” (1971). Após a gravação do último disco, em abril, Morrison seguiu para Paris com a companheira Pamela Courson. Ele foi pra lá com o objetivo de descansar, mas continuou bebendo e usando drogas. E em julho de 71 foi encontrado morto na banheira do apartamento que morava com Pamela. Depois de sua morte, dois volumes de poesias foram publicados.
E aqui uma curiosidade:
Seu túmulo no cemitério de Paris é o principal local de encontro dos fãs. Lá eles acendem velas, bebem e causam tumulto no local. Familiares de pessoas de túmulos próximos ao de Jim tentaram remover a sepultura do cantor para outro lugar, mas não conseguiram.
Deixe um comentário | Leave a comment