Vem comigo jovem! Hoje vamos falar de Elis Regina! (✪ 17/03/1945 – † 19/01/1982)
Foi considerada a maior cantora do Brasil! Isso porque com certeza suas interpretações não passavam despercebidas.
Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 17 de março de 1945. Começou a cantar aos onze anos de idade, no programa da Rádio Farroupilha, chamado “No Clube do Guri”.
Em 60 foi contratada pela Rádio Gaúcha e no ano seguinte já lançou seu primeiro disco, que se chamava “Viva a Brotolândia“. Gente, ela tinha só 16 anos!
Em 1964 assinou um contrato com a TV Rio para se apresentar no programa “Noite de Gala”
Em 1965, estreou no festival da Record com a música “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes e de cara levou o Prêmio Berimbau de Ouro e o Troféu Roquette Pinto. Foi eleita a melhor cantora do ano.
Já entre os anos de 65 e 67, ao lado de nosso saudoso Jair Rodrigues apresentou “O Fino da Bossa” na TV Record. Um programa que gerou três discos. O projeto se chamava “Dois na Bossa”.
Em 1968, se apresentou duas vezes no Olympia de Paris.
Sabe? Elis Regina era meio esquentadinha e com isso recebeu o apelido de Pimentinha.
Cantava de tudo, MPB, jazz, rock, bossa nova, samba. Levou para fama cantores importantes como Milton Nascimento, João Bosco, Ivan Lins. Sem contar os duetos que fez com Tom Jobim, Jair Rodrigues. Incrível não é?
E uma das coisas mais bacanas, era quando os outros cantores famosos iam assistir o show dela, e depois de ver a interpretação de alguma canção, até riscavam do repertório, pois tinham medo de não fazer uma performance no nível dela.
Outra curiosidade é que a cantora foi reprovada por Tom Jobim nas audições para o disco “Pobre Menina Rica”, com a justificativa de que ela era muito provinciana. E olha só, dez anos depois gravaram o disco Elis & Tom, que virou um marco na Música Popular Brasileira.
Elis participou de uma série de movimentos de renovação política e cultural brasileira. Não foram poucas as vezes que Elis criticou a ditadura, nos famosos “Anos de Chumbo”, quando muitos músicos foram perseguidos e exilados.
Entre as músicas mais interpretadas por ela estão: “Como Nossos Pais“, “Madalena”, “Casa no Campo” e “O Bêbado e a Equilibrista”.
Elis Regina teve dois amores. O primeiro foi Ronaldo Bôscoli e tiveram 1 filho, o João Marcelo. E outro foi César Camargo Mariano, dessa união saíram 2 rebentos, o Pedro Camargo Mariano e a Maria Rita.
Infelizmente Elis Regina faleceu com apenas 36 anos por uso excessivo de cocaína e bebida. Que é claro, não tira nem um pouco o mérito de sua carreira brilhante.
Deixe um comentário | Leave a comment