Hoje vamos falar de Chuck Berry! (✪ 18/10/1926 – † 18/03/2017)
Chuck Berry foi eleito ela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos e o 7º melhor guitarrista do mundo. A lenda nos deixou no dia 18, mas com certeza sua história foi marcada com uma das melhores reputações: O PAI DO ROCK!
Nasceu no dia 18 de outubro de 1926 e foi ele o responsável por desenvolver aperfeiçoar o rhythm and blues, que é a mistura do blues com o folclore negro norte-americano.
De família de classe média, demonstrou cedo seu interesse musical. Fazia parte do coral da igreja e era filho de uma professora e de um empreiteiro e pastor.
Mas durante sua vida de estudante do ensino médico, Berry cumpriu pena na prisão, por um assalto à mão armada, ficando encarcerado de 1944 a 1947.
Quando saiu, resolveu constituir uma família, se casou, arrumou um emprego numa fábrica de montagem de automóveis, deu um jeito na vida né?
Em 1953, começou a realizar apresentações noturnas com o trio Johnnie Johnson. Mas foi em 55, quando ele conheceu Muddy Waters, quem lhe colocou em contato com a Gravadora Chess, que a vidinha desse garotinho começou a dar uma guinada. Iniciou aí uma época de grande sucesso, criando suas músicas mais conhecidas.
Foi preso novamente em 1959, por empregar uma adolescente apache, em sua casa noturna.
Solto em 1963 não conseguiu alcançar a fama de antes mas ainda levava uma vida de razoáveis sucessos. Foi aí que decidiu se dedicar aos seus clássicos ao invés de criar coisas novas.
Existe uma polêmica aí quando se fala de quem criou o rock and roll, justamente por ser um ritmo que é a junção de diversos outros estilos musicais como blues, folk e country. Mas sem dúvida alguma, Berry foi um dos primeiros a fazer essa mistura funcionar em harmonia. E o que sintetizou perfeitamente no que viria a ser o rock foi a gravação de “Maybellene”, em 1955.
Letras para os jovens, assuntos relacionados a garotas e carros, sempre contendo impecáveis solos de guitarra.
Chuck Berry é um ícone que estabeleceu o rock como uma forma musical e uniu o mundo dos negros e brancos na música. Influenciou Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones e mais recentemente, Eric Clapton, que declarou que, se não fosse Chuck Berry, ele jamais teria pegado em uma guitarra.
Foi eleito pela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos, e foi considerado o 7° melhor guitarrista do mundo pela mesma revista.
E antes de morrer, coincidindo com seus 90 anos, o cantor anunciou em outubro do ano passado seu primeiro disco com material inédito desde 1979. O disco chamado Chuck, está recheado de novas canções originais escritas, gravadas e produzidas por ele mesmo. E foi dedicado à amada Toddy” apelido carinhoso de sua esposa, Themetta Berry, com quem estava casado há 68 anos. E ele falava assim: “amor, estou envelhecendo. Trabalhei muito tempo neste disco. Agora posso pendurar a chuteira”…
Mas antes de terminar essa biografia, vou deixar aquela curiosidade marota…
Chuck também ficou conhecido por sempre viajar em tours sozinho, acompanhado apenas de sua guitarra Gibson. Todas as vezes em que chegava numa cidade, procurava, e encontrava, alguma banda que era capaz de tocar os seus sucessos.
Outra coisa, quem já assistiu De volta para o futuro, o primeiro? Tem a parte que Michael Jay Fox toca Jonnhy b. good, e durante a apresentação, um dos integrantes da banda é o primo de Chuck berry (isso só dentro da história, é claro). Ele liga pro Chuck pra ele ouvir a música e diz: “sabe aquele som que estava procurando, ouve aí”, no caso a música não tinha sido lançada ainda.
Deixe um comentário | Leave a comment