#coronavirus #covid19 #crise
Bom, que o vírus ia chegar em algum momento todos nós sabíamos… e chegou.
Infelizmente a área que atuamos é muito propensa a um tipo de contágio por que na maioria das vezes estamos em lugares com muitas pessoas, e também fechados, enfim…
As precauções que estão sendo tomadas são para gerar uma diminuição do impacto nesse número de infectados e é claro que temos também que fazer a nossa parte. É assim que tem que ser! Diante de tudo isso o nosso mercado vai sofrer, assim como os outros e só nós sabemos o quanto isso será difícil, sendo que nossa maioria temos 100% do trabalho voltado a shows… e isso significa viagem… que significa público… que significa contato… e é exatamente o que não se pode ter no momento. Entende o quanto isso pode fazer nós músicos ter muita dificuldade nesse período?
Bom, os shows e eventos já começaram a ser cancelados, shows de todos os tamanhos. Eu toco em alguns lugares aqui em Ribeirão Preto e Região… toco sozinho e toco com minha banda, e as duas partes já foram avisadas de alguns cancelamentos.
Por isso é muito importante pra você que quer sobreviver de música, ramificar o máximo de atividades dentro desse universo e desenvolve-las… por exemplo, eu dou aula, atuo em estúdios, crio conteúdo pra internet que me dá retorno tbm, a longo prazo mas dá, desenvolvo alguns cursos voltados pra área, e isso de certa forma, num momento como esse não me deixa tão desamparado entende?
E a ideia desse vídeo é entregar pra você algumas alternativas para que essa crise não seja tão dura… veja bem, você passará por essa crise sim, é inevitável… mas quem sabe poderíamos amenizar as coisas. Como?
Eu separei algumas ideias que às vezes pode controlar sua ansiedade, amenizar suas perdas e principalmente não te deixar parado, pois nós sabemos que nesse meio, não podemos nos acomodar… então vamos lá, todas essas alternativas foram baseadas em situações que me encontro e também de colegas de profissão próximos a mim.
Bom, pra você que é professor de música… você já pensou em usar dessa situação adversa para se reestruturar na sua forma de dar aula? Muuuitos por aí já fazem isso a muito tempo, mas eu estarei fazendo minha primeira experiência agora nessa semana. Aulas por vídeo conferência… pq não? Quer situação melhor que essa para poder fazer esse tipo de trabalho? Desse jeito eliminaremos todo e qualquer possível contato e obedeceremos a normas propostas pela OMS (organização mundial da saúde)
Outro ponto que levanto pra vc que é atuante na noite e professor também. Quantas vezes nos deparamos com algumas vontades que só não podem ser executadas por falta de tempo? Nossa… eu queria tanto gravar alguns covers pra postar os vídeos na internet… ou, eu queria tanto ter tempo pra aprender direito a regular minha pedaleira, meu pedal, meu teclado… queria rever algumas apostilas… alguns estudos… Um momento também que pode te dar esse tempo. Invista nisso… você sairá da quarentena melhor profissionalmente com certeza… e pode ser que através disso consiga algo a mais que ainda não tenha pintado até então.
Uma parte desse mundo que eu adoro é a composição, e isso também precisa de um estado de espírito peculiar e um tempo também. Aaaaa… e às vezes você pode até usar de inspiração os fatos que podem acontecer durante esse período, pq não?
Tira também do papel aquele projeto que você só não executa pq precisava escrever, elaborar, arquitetar todo o processo.
Outras coisas que acontecem muito por aí, são as composições por colaboração. Isso na maioria das vezes é feito a distância… e acredite, tem gente ganhando uma grana nisso e encontrando um mercado muito promissor. Eu mesmo tenho um amigão, o ABC que faz muito bem o uso dessa ferramenta que inclusive me ajudou muito no auxilio desse vídeo. Gente, eu tô avisando, procurem saber desse mercado… é um campo muito bom a ser explorado.
Que tal também ter mais engajamento nas suas redes e construir um público para seu trabalho? Olha, uma coisa que não vai faltar é tempo pra galera escutar música e ver vídeos. Promova shows em lives, coisas mais intimistas… deixe suas músicas disponíveis nos meios… Inclusive as plataformas que oferecem esse serviço já fazem uma estimativa de um aumento significativo de plays durante esse período, não quer aproveitar a onda? Manda bala aí também.
Gente, nós músicos somos tão criativos, por que não seremos agora? Aliás, não seríamos músicos se não fossemos criativos não é? Bota essa cabeça pra funcionar que tenho certeza que vamos sair mais fortes do que entramos.
Deixe um comentário | Leave a comment