Vem comigo jovem! Hoje vamos falar de Farrokh Bulsara, o vocalista do Queen, mais conhecido como Freddie Mercury! (✪ 05/09/1946 – † 24/09/1991)
Nasceu no dia 5 de setembro de 1946 na cidade de Pedra, em Zanzibar, na época colônia britânica e hoje pertencente à Tanzânia. É considerado pelos críticos e por diversas votações populares como um dos melhores cantores de todos os tempos e uma das vozes mais conhecidas do mundo.
Foi na escola que deu seus primeiros passos na música, ao ter aulas de piano. Lá que também começou a ser chamado “Freddie” e, com o tempo, até os seus pais passaram a chamá-lo assim.
Com 18 anos, já formado, sua família decide se mudar pra Inglaterra, pois o país passava por uma revolução. Formou em design gráfico e artístico, o que foi muito útil mais tarde, pois ele que elaborou o símbolo da banda!
Na faculdade conheceu o baixista Tim Staffell. Fazia parte de uma banda que tinha Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista, e levou Freddie para participar dos ensaios.
Em 1970, Tim deixou o grupo e Freddie virou vocalista, líder e mudou o nome da banda para Queen e resolveu também colocar Mercury no nome.
No mesmo ano conheceu Mary Austin, sua namorada, com quem conviveu por cinco anos. Foi com ela que assumiu ser bissexual. E mesmo separados tinham uma relação de amizade muito forte e boa. Dizem que ela foi a inspiração da música “Love of My Life”.
Seu visual foi mudando ao passar dos anos, mas foi com o bigode, cabelo curto e uma postura bem imponente que ele ficou marcado.
Performance impecável e um controle absoluto do público.
Depois da banda, lançou dois discos, “Mr Bad Guy” em 1985, e foi bem eclético. Desde dance, reggae e até arranjo orquestrado. Em 1988, foi o disco “Barcelona”, que ficou muito conhecido pelo dueto com a cantora espanhola Montserrat Caballé. A canção foi até usada como tema nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.
Em 91 ficou muito doente, e saiu a notícia de que ele estaria com AIDS, o que de fato foi confirmado depois pelo próprio, um dia antes de sua morte.
Infelizmente ele faleceu no dia 24 de novembro, em sua casa, chamada Garden Lodge. E a casa foi passada por testamento à ex-namorada, Mary Austin, mais um sinal de que ele gostava muito dela.
Mas antes de fechar essa biografia, aqui vai uma curiosidade: alguns contam que durante as gravações do álbum “Barcelona”, Fred desafiou Montserrat para ver quem tinha mais fôlego e ele ganhou com muita vantagem.
Deixe um comentário | Leave a comment