Vem comigo jovem! Hoje vamos falar de Kurt Cobain! O vocalista e guitarrista do Nirvana! (✪ 20/02/1967 – † 05/04/1994)
Nasceu no dia 20 de fevereiro de 1967. Filho de um mecânico e de uma garçonete. Tinha família de tradição musical, seus tios tocavam em bandas da região.
Quando tinha sete anos, seus pais se separaram e ele virou aquela criança reclusa e rebelde. Passava seu tempo muito sozinho ouvindo música e pintando. Não tinha um lugar certo pra morar, então tinha dia que dormia na casa do pai, da mãe, dos parentes, de amigos.
Com 14 anos ganhou sua primeira guitarra e já foi logo compondo. Em 1985, conheceu Krist Novoselic e juntos se mudaram para Olympia por achar o cenário musical da cidade interessante.
Bom, daí tocaram em vários bares e a formação da banda, à cada integrante novo que entrava, mudava de nome, até que Chad Channing entrou e finalmente a banda passa a se chamar Nirvana!
Em 1989 lançou o primeiro álbum “Bleach”. Kurt Cobain se destacava por seu carisma e letras que se identificava muito com o público jovem. No mesmo ano, conheceu Courtney Love, a vocalista da banda de rock “Hole”.
Em 1990 sua banda que estava já com outro baterista, o Peters, gravaram o EP “Blew” que tinha 6 músicas e uma delas a primeira versão de “Smells Like Teen Spirit”, que eles nem imaginavam que mais tarde seria o maior sucesso da banda. Mas como essa banda mudava de integrante igual de roupa, em outubro do mesmo ano, Dave Grohl torna-se o baterista definitivo da banda.
O segundo disco do trio “Nevermind”, lançado em 1991, vendeu 30 milhões de cópias em todo o mundo, e anunciou a chegada de um novo gênero – o grunge – além de transformar Seattle na capital do rock.
Foi tanta fama, dinheiro, sucesso, que Kurt Cobain foi perdendo a cabeça.
Ele estava tão pirado do cabeção, que no seu casamento realizado no Hawai, ele foi de pijama na cerimônia.
Com sua esposa Courtney teve uma filha, a linda Frances Bean Cobain. E nessa época eles passaram um tempo refugiados em um apartamento de Los Angeles para curtir a filhota.
Gente, chegou um período que os caras estavam fazendo tantos shows que nem se preocupavam mais com roupas e aparência. A roupa que estava, já subia no palco e se apresentava. Outra coisa que virou rotina da banda, era a quebra de instrumentos em suas apresentações.
Em janeiro de 1993, no Rock in Rio, Kurt Cobain abaixou as calças e cuspiu na câmera. Mesmo com uma série de acontecimentos negativos para sua imagem, a banda lançou no mesmo ano o disco “In Utero”, e adivinha se não ia fazer sucesso? Se destacou a música “Serven the Servants”.
Depois de uma breve parada a banda parte para a última turnê pela Europa.
Mas um mês antes ele teve uma overdose e foi hospitalizado em Roma. Tudo certo e daí de volta à sua mansão em Seattle, Kurt Cobain deixa uma carta de despedida e se suicida com um tiro na cabeça, e seu corpo só é encontrado três dias depois.
Mas antes de fechar essa biografia, tem uma curiosidade sobre uma de suas composições. O título Smells Like Teen Spirit não é mencionado em nenhum trecho da música. E quase ninguém fora dos Estados Unidos sabe, mas Teen Spirit é o nome de uma marca de desodorante. A inspiração da música surgiu depois que uma amiga de Cobain escreveu Kurt Smells Like Teen Spirit numa parede.
Deixe um comentário | Leave a comment