Hoje vamos falar de Ray Charles! O pai da Soul Music! (✪ 23/09/1930 – † 10/06/2004)
Nosso querido Ray nasceu em 1930, na cidade de Albany, Estados Unidos, era uma cidadezinha do estado da Geórgia. Filho de um mecânico e de uma trabalhadora rural, ela lavava roupas pra fora, era uma vida muito dura.
E sua vida ainda se tornaria mais dura por conta da morte de seu irmão George. Em um acidente ele acabou se afogando na bacia onde sua mãe lavava as roupas. Fato que durante muito tempo atormentou Ray, por que ele se culpava por ter visto e não ter ação pra fazer nada no momento.
Ele ficou cego com sete anos de idade, sem descobrir a causa do problema. Sua mãe, vendo toda aquela dificuldade preparou ele até onde deu e depois o mandou para um colégio especializado para cegos e surdos. Aprendeu a ler e compor pelo sistema Braille. Aprendeu também a tocar vários instrumentos musicais, especialmente o piano.
A mãe de Ray morreu quando ele tinha 15 anos, e, por um ano, ele excursionou no “Chitlin’ Circuit”, no sul do país. E foi nessa turnê, que ele acabou se viciando em heroína.
Nos anos 40, Ray se apresentou ao lado do McSon Trio. Seu estilo inicial lembrava suas influências – Charles Brown e Nat King Cole. Depois de lançar algumas canções com a banda e ter notoriedade nas paradas, foi contratado pela Atlantic Records em 1953.
Foi aí que suas influências se somaram à sua personalidade. Ele começou a misturar o R&B com o gospel e daí surgiu a Soul music.
Ele também se aventurou no jazz. Lançou discos com membros do Modern Jazz Quartet. Os caras o chamavam de “Charles, o gênio”.
Com certeza ele foi um músico que passeou por diversos estilos em suas misturas sonoras, embelezava tudo que tocava! Ganhou a fama também de ser o Pai da Soul mas sua maior habilidade mesmo, era dar uma pitada pop pra música, deixando-as sempre entre as mais tocadas.
Ganhou Grammys, quebrou barreiras de gêneros musicais, e ao mesmo tempo se aprofundava nas drogas. E em 65, acabou sendo preso por posso de droga, o que levou Ray a se submeter à um tratamento numa clínica de reabilitação.
Ray recebeu uma homenagem anos depois como um dos primeiros artistas a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame. Foi reconhecido por suas contribuições ao gênero ao lado de nomes como James Brown, Elvis Presley, Sam Cooke e Buddy Holly.
Já em 2003, Ray teve que cancelar sua turnê pela primeira vez em 53 anos por causa de uma cirurgia nos quadris. Apesar de a operação ter sido bem-sucedida, Ray soube que estava com uma doença no fígado. Infelizmente ele morreu em 10 de junho de 2004, na sua casa, em Beverly Hills.
Algumas curiosidades:
- A mistura de gospel, blues e jazz que gerou o estilo de música soul causou polêmica no meio religioso. Achavam que Charles estava difamando a Igreja.
- Ele se casou duas vezes e foi pai de 12 filhos com 7 mulheres diferentes.
- Antes de morrer, ele deu US$ 500 mil sem impostos para cada um dos seus filhos.
- Outro fato que marcou muito sua carreira foi quando ele foi contratado para tocar no Sul do país, estado da Georgia, mas na entrada estava rolando um protesto pois no evento, a organização proibiu a entrada de negros. Ele foi alertado por um manifestante e resolveu voltar e não fazer o show. Anos depois, com outro governante, o estado da Georgia pediu perdão e nomeou a música Georgia on my mid como música oficial do estado.
- Charles não viu o lançamento do filme sobre sua vida, mas teve a oportunidade de ler o roteiro em braille.
Deixe um comentário | Leave a comment