Hoje vamos falar de Vanderley Alves dos Reis, o “Wando”, mas era mais conhecido com o “O Rei das Calcinhas”. (✪ 02/10/1945 – † 08/02/2012)
Wando nasceu em outubro de 1945 em um arraial chamado “Bom Jardim”, mas seu registro foi em Cajuri também no estado de Minas Gerais.
Ele se mudou cedinho para Juiz de Fora (MG), onde concluiu o antigo primário. Mais tarde foi pra Volta Redonda (RJ), onde trabalhou como entregador de leite, de jornais, feirante e até caminhoneiro.
Nessa mesma época, ele começou a estudar violão clássico. Mas logo viu que não era interessante para o estilo dele, pois o que ele queria era fazer músicas para as mulheres.
Descobriu então sua vocação que era criar músicas românticas. Já em Congonhas (MG), parou de ser feirante para viver de música. Integrou um conjunto chamado “Escaravelhos”.
Cinco anos depois, chegou a São Paulo onde teve seu primeiro sucesso na voz de Jair Rodrigues, que tinha o nome de “O importante é ser fevereiro”. A música também integrou o primeiro disco de Wando “Glória a Deus e samba na terra”
Mas o que simbolizou sua veia romântica foi a música “Moça”, do disco “Wando” lançado em 1975. O cantor dizia que quando tocava músicas românticas nas noites de São Paulo a mulherada se derretia.
Agora, um dos maiores sucesso de Wando foi a música “Fogo e Paixão”. A canção integrava o disco “O mundo romântico de Wando” (1988), que era o 14º da carreira. Foi um trabalho recheado de hists!
O cantor lançou muitos discos, ele dizia que achava que tinha vendido 10 milhões de cópias até quando decidiu parar de contar. Daí veio a pirataria, e o cantor era bem otimista. Dizia que sim, tinha o lado ruim para o compositor, mas que para o intérprete foi muito bom pois sua agenda ficava toda preenchida.
Ele tinha aquela pegada de sedutor mas dizia que era só um personagem. E quando falava que a música dele era brega? Não gostava não viu! Achava que era um desrespeito com o seu trabalho.
E uma entrevista à Agência Estado, em 2007, ele comentou sobre a música “Emoções”, que falava sobre a relação entre dois homens. O cantor afirmava acreditar que o relacionamento masculino era válido sim, e não por ele ter aderido, mas por ter amigos que viviam essa condição.
Bom, que Wando foi um sucesso todo, não temos dúvidas disso. Mas como começou essa história de “Rei das calcinhas”? No lançamento do disco “Tenda dos Prazeres”, ele resolveu colocar na capa uma calcinha, mas não simplesmente jogar a calcinha na capa, ele queria que aquilo remetesse à uma tenda, uma ação que deixou os marqueteiros de queixo caído!
É, infelizmente em Janeiro de 2012, ele estava realizando uma temporada de shows quando se sentiu mal. No hospital foi constatado problemas cardíacos, se submeteu à alguns procedimentos, ficou internado 12 dias e não resistiu, aconteceu uma parada respiratória.
Deixe um comentário | Leave a comment